Usar o Android para rastrear mercadorias e calcular preço nos Correios

Para quem costuma comprar produtos pela internet, é comum receber um código de postagem para poder acompanhar o trajeto do seu pacote nos Correios. Através de um código de rastreamento, o comprador pode saber com exatidão onde sua mercadoria está. O incômodo é ter que acessar o site dos Correios, e digitar o código. E, como o serviço brasileiro de postagem não é do tipo britânico, sempre existe um ou outro atraso.

Existem vários apps no Android Market que permitem que você rastreie sua mercadoria nos Correios. E com recursos interessantes, como a possibilidade de armazenar o código de rastreamento do produto para futuras consultas, e avisos em tempo real quando o status da mercadoria muda. Assim, você não precisa se preocupar em consultar, o próprio aplicativo faz a consulta de tempo em tempo, e quando existe uma mudança, ele te avisa.

Quem costuma compras produtos lá fora, sabe o trabalho que é rastrear o pacote. A encomenda demora a chegar, às vezes é ate extraviada e você precisa destas informações se tiver algum problema com a entrega. Quem costuma comprar produtos da China (num site como Deal Extreme), ou até mesmo no Ebay dos EUA, deve ter conhecido um site chamado Muambator - a proposta é simples, ele faz as consultas dos seus produtos e rastreia a entrega dos pacotes. Mas existem opções para seu celular também. No Android Market, numa rápida pesquisa, encontrei alguns aplicativos, a maioria grátis.

Veja alguns dos apps para rastreamento de objetos dos Correios que você pode ter no seu celular:

Correios, de Bruno Portela - a vantagem deste app para rastreamento é que ele armazena o código do objeto, evitando que você tenha que digitá-lo em cada consulta. As consultas são manuais, você escolhe qual objeto quer consultar o status e ele faz a pesquisa nos Correios para você.



https://market.android.com/details?id=air.Correios

Msg Correios Rastreamento, de Msg Software - com uma interface bem simples, quase espartana, o Msg Correios Rastramento faz o serviço de consultar sua mercadoria nos Correios de forma direta. Simples e fácil de usar.



https://market.android.com/details?id=com.br.msg.applications.msgcorreios.android

Rastreador de Encomendas, de Gustavo Gianordoli - outro bem simples, mas que faz o que promete. Você consegue saber o status dos objetos nos Correios através de cores. Possui uma boa avaliação dos usuários.

https://market.android.com/details?id=br.com.gog.rastreadorencomendas

Rastreie Aqui! Free, de Thiago Amorim - você armazena o código do seu pacote, assim não precisa digitá-lo toda vez que quiser consultá-lo. A versão é limitada a 3 objetos, e existe uma versão paga (US$ 1.00).



https://market.android.com/details?id=com.br.th.andrcorreios

Outra aplicação interessante que você pode ter no seu Android é um sistema para calcular o frete de um produto. Neste caso, quem vai gostar mesmo do app são pessoas que costumam vender seus produtos no Mercado Livre, Arremate ou outro site de venda. Sempre é chato ter que calcular o frete, mas este app facilita muito a vida do vendedor.

droidFrete - Cálculo de Frete, de Alessandro de Oliveira Faria - a proposta é simples: calcular o frete de pacotes enviados pelo Correio. O mesmo tipo de serviço que existe no site dos Correios, só que sempre a mão no seu celular. Muito prático, você informa os dados do produto, o tipo de pacote, o peso, CEP de origem e de destino, e ele calcula o frete para você.


https://market.android.com/details?id=com.cabelo.droidfrete

Todas as aplicações acessam a web, por isto você precisa de um pacote de dados ou então utilizar o wi-fi.

Comentários

Bruno Portela disse…
Muito bom esse artigo. Parabéns. Obrigado tambem por dar os créditos do desenvolvedor. O app Correios é meu e fiquei feliz por ele estar na seleta lista de seu artigo. Agora o correios possui alguns diferenciais, vale a pena conferir.