Tethering é compartilhar sua internet entre celulares e computadores

Quando pensamos em notebooks, tablets e smartphones, a mobilidade é uma das prioridades destes equipamentos. O tamanho e a concepção de celulares e notebooks são pensados em facilidade de transporte, e a possibilidade de termos informações a disposição de qualquer lugar é uma coisa linda de se pensar, mas nem sempre é assim. Em alguns casos, não existe wifi para seu notebook funcionar, ou em outros, você quer economizar o pacote de dados do seu celular 3G. Nestes casos, existe o tethering, que significa uma ponte entre dois dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks ou computadores) para oferecer acesso a rede de um equipamento para outro.

Imagine a seguinte situação: você está num local onde não existe uma rede wi-fi disponível para seu notebook, nem um cabo para conectar a rede local (ou nem exista rede local), mas seu celular possui 3G e você poderia usá-lo como um modem. Para isto, basta você ter algum app para utilizar o tethering e compartilhar a conexão do seu celular com o notebook. Os aparelhos com Android a partir da versao 2.2 (Froyo), mas algumas operadoras bloquearam esta opção (como a Claro fez com o Motorola Defy). Para este caso (inclusive é o meu caso), uso o PdaNet.

Veja como usar o tethering com o PdaNet:

1 - Primeiro você baixa o app no seu celular, no Android Market (gratuito).
2 - Depois você precisa baixar um aplicativo no seu computador e/ou notebook (clique aqui).
3 - Tudo instalado, conecte o cabo no seu celular e no notebook.
4 - No seu Android, marque a opção "Depuração USB", caso já não tenha marcado. Clique em Configurações>Aplicativos>Desenvolvimento>Depuração USB (Modo de depuração quando o USB estiver conectado) e marque-a.
5 - Abra o app PdaNet e clique em "Enable USB Tether", e clique em OK quando aparecer o aviso "USB debugging".

6 - Em seguira, um aviso para instalar o programa no seu computador/notebook aparecerá: se seguiu os passos, ele já está instalado, então clique em "No, Already Installed".

7 - Execute o programa PdaNet no seu computador. Uma janela ficará no canto inferior direito.

8 - Clique no ícone PdaNet com o botão direito e escolha "Connect Internet".


Agora você pode compartilhar sua conexão do celular e ter mobilidade!

Baixe PdaNet gratuitamente no Android Market:
https://market.android.com/details?id=com.pdanet&feature=search_result
Baixe PdaNet para computadores gratuitamente no site do desenvolvedor:
http://www.junefabrics.com/android/index.php

Comentários