Assistente de voz para celulares Android (Majel) similar ao do iPhone 4S (SIRI)

Os desenvolvedores da Google estão trabalhando duro para disponibilizar o assistente de voz para celulares e tablest com sistema Android. Com o codinome Majel (e possível nome oficial), a Google pretende disponibilizar se possível, antes do final do ano de 2011 o assistente de voz gratuitamente.
O nome é uma homenagem à atriz Majel Barrett-Roddenberry, que faz a dublagem do computador da série Star Trek, e esta não é a primeira homenagem geek da gigante das buscas, que sempre presenteia as pessoas com Doodles sobre personalidades da física, química e mundo da tecnologia.

A ideia é que o assistente Majel possa ser baixado gratuitamente no Android Market nos próximos dias, mas ainda não é certo sobre quais as versões de Android terão suporte ao app. Esperamos que seja sem restrições, mas por outro lado, dá para imaginar que um bom processador, e talvez uma conexão 3G ou wi fi sejam necessárias. O que achei bacana no SIRI da Apple é que ele já vem embutido no sistema operacional, o que faz com que funcione até mesmo offline.

Veja a frase de Matias Duarte, diretor de experiência do usuário do Android, sobre como será o funcionamento do Majel: “Nossa ideia é criar algo direto como da nave Enterprise, de Star Trek. Cada elemento da computação é acionado por voz, mas sem qualquer personalidade.
Ele sequer tem um nome, é chamado apenas de computador“.

O assistente de voz Majel, ou, como alguns chamam, "SIRI para Android", provavelmente será grátis, e no Brasil ainda pode ter um tempo de vantagem em relação ao seu concorrente e fonte de inspiração da Apple, já que o app do iPhone 4S ainda não foi adaptado para o português. Resta saber se o Majel também terá uma versão em língua portuguesa logo no início do lançamento do assistente Android.

Para quem tiver curiosidade, existe o app chamado IRIS (SIRI ao contrário), que promete traduzir comando de voz, mas na verdade, apenas efetua buscas utilizando o Google Takl.

Comentários