Pular para o conteúdo principal

Motoblur espia os aplicativos que você abriu no Android

O CEO da Motorola, Sanjay Jha, comentou durante um webcast promovido por instituições financeiras americanas que a Motorola sabe exatamente quais aplicativos são executados nos smartphones da empresa rodando Android. Isso é possível graças ao Motoblur, o layer de comunicação que a empresa instala em praticamente todos os seus celulares com sistema do Google.

Cerca de 70% dos smartphones Android devolvidos por consumidores sofrem de queda no desempenho causada pelos aplicativos instalados. Como você bem sabe, não existe qualquer controle sobre o funcionamento dos apps por parte do Google na hora de avaliar o que entra e o que sai do Android Market. Resultado: apps que não são nocivos à segurança do aparelho, mas fazem estrago principalmente na vida útil da bateria.

“Esses apps não são testados em uso de processador e consumo de energia. Nós começamos a entender agora o impacto disso”, afirmou o executivo. Esse impacto foi entendido faz tempo pela Apple, que conduz testes de performance nos apps antes de liberá-los na App Store.

O Motoblur entra nessa história como uma ferramenta para detectar quais aplicativos são os mais problemáticos. Se antes o software servia apenas para habilitar o smartphone e conectar-se a várias redes sociais, pode-se dizer que agora ele espiona os apps rodando no Android.

Para o futuro, o CEO da Motorola quer que as estatísticas colhidas com o Motoblur permitam oferecer mais informações de desempenho para os usuários. No exemplo dado por Jha, o Motoblur avisaria um usuário de que abrir determinado aplicativo “vai consumir 35% da energia do aparelho”. E aí o usuário poderia decidir se quer abrir o app mesmo assim ou se prefere preservar a bateria.

O que me espanta nessa história é que a Motorola vem colhendo informações sobre os aplicativos usados no Android sem falar absolutamente nada — pelo menos eu nunca tinha ouvido falar nessa história. E depois querem reclamar da Apple.

Fonte: Tecnoblog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

Para que serve os botões MR, MS, M+ e MC da calculadora? Para melhorar a calculadora do seu Android!

O Android é um ótimo sistema, e muitas ferramentas úteis já estão disponíveis por padrão (além de serem gratuitas). Mas, quando o assunto é calculadora, a padrão do Android é muito inferior a qualquer calculadora que você encontra por aí. Eu acabo preferindo usar uma calculadora real, a do Windows (para quem não sabe o atalho, digite botão Windows + R, e em seguida, "calc" e enter), ou até mesmo fazer cálculos no Google (para isto, basta escrever a equação no campo busca). Mas quando não tem jeito, quando estou na rua e a única calculadora disponível é o meu celular, fico um pouco descontente com os poucos recursos disponíveis. Ainda bem que encontrei a Shake Calc; uma ótima calculadora, com opções de básica e científica, e é grátis.