Para que serve os botões MR, MS, M+ e MC da calculadora? Para melhorar a calculadora do seu Android!

O Android é um ótimo sistema, e muitas ferramentas úteis já estão disponíveis por padrão (além de serem gratuitas). Mas, quando o assunto é calculadora, a padrão do Android é muito inferior a qualquer calculadora que você encontra por aí. Eu acabo preferindo usar uma calculadora real, a do Windows (para quem não sabe o atalho, digite botão Windows + R, e em seguida, "calc" e enter), ou até mesmo fazer cálculos no Google (para isto, basta escrever a equação no campo busca). Mas quando não tem jeito, quando estou na rua e a única calculadora disponível é o meu celular, fico um pouco descontente com os poucos recursos disponíveis. Ainda bem que encontrei a Shake Calc; uma ótima calculadora, com opções de básica e científica, e é grátis.

Ela é boa porque tem uma versão básica, que vai um pouquinho além da calculadora padrão do Android: ela possui os botões de memória (MR, MS, M+ e MS). Parece uma coisa boba, mas facilita muito o cálculo. Para quem não sabe, estes botões são usados para armazenar o valor na memória da calculadora. Imagine por exemplo que você quer fazer dois cálculos, mas para isto precisa "guardar" o valor do primeiro cálculo, para usar no segundo. Ao invés de "anotar" o valor na cabeça (ou pior ainda, num papelzinho), você usa os botões de memória. São eles:

  • MS (Memory Store, ou "Guardar na memória") - quando você tiver um valor e quiser guardá-lo, você usa este botão.
  • MR (Memory Recall, ou "Retorna memória") - dá a você o valor guardado na memória. Cada vez que você aperta este botão, ele traz o valor armazenado anteriormente.
  • MS (Memory Plus, ou "Soma à memória") - quando você quer somar o valor atual da sua calculadora ao valor já existente na memória, basta usar este botão.
  • MC (Memory Clear, ou "Limpa a memória") - apaga o valor armazenado na memória. Para acessar este botão, clique em 2nd para que os botões da calculadora sejam alterados.


Além deste recurso básico na calculadora (coisa que qualquer calculadora de R$ 1,99 de camelô tem), você ainda conta com a calculadora científica. Cálculos trigonométricos, hiperbólicas em raqdianos, graus, e tudo aquilo que alguns adoram e para a maioria só serve para dar medo de matemática, estão disponíveis na Shake Calc.

Calculadora Shake Calc para Android (grátis)

Lista de constantes da Shake Calc para Android

Tela de configuração da calculadora 

Outra opção de visualização da calculadora

Opção de histórico para acompanhas os valores do cálculo
Outros recursos simples mas bacanas como mudar o estilo dos botões (coloridos, mais sóbrios) ou funções avançadas do botão "C" (Clean, ou limpar valores) como um toque rápido para limpar apenas o valor atual, e um toque mais longo para limpar toda a memória, estão disponíveis. Outro recurso que gostei muito é o histórico, que mostra a lista dos valores utilizados nos cálculos. Para isto, clique no botão menu do seu celular e escolha a opção "History". Listas de constantes, opção de usar a calculadora como retrato ou paisagem, e outras customizações estão lá, disponíveis para você testar e deixar sua calculadora de acordo com sua necessidade. Tudo de forma simples e prática.

Baixe Shake Calc para Android grátis no Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=de.underflow.calc

Comentários

F. Souza disse…
Há um erro no texto: no lugar do segundo MS, deveria ser M+ (memory plus)