Dropbox - seus arquivos na nuvem e em qualquer lugar

Dropbox é a forma mais fácil de compartilhar e armazenar os seus arquivos online.
Para quem utiliza vários computadores, mesmo com sistemas operacionais diferentes e quer manter os seus documentos e arquivos disponíveis, Dropbox é a solução. Chega de lembrar de carregar seu pendrive pra lá e pra cá.

O Dropbox é um programa que usa o conceito de Computação nas Nuvens (cloud computing), que é um modelo de computação em que os dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. No caso do Dropbox o disco virtual oferece gratuitamente 2 GB de espaço.

Com o Dropbox você pode sincronizar os seus arquivos automaticamente para o seu computador, na web e em qualquer lugar que você esteja, independentemente da  plataforma que estiver a utilizar no momento, ou seja, se você alterar um arquivo que esteja no directório MyDropbox, as alterações são efectuadas automaticamente no servidor web do Dropbox e em todas as máquinas em que você tenha o Dropbox instalado.

Você também poderá verificar as alterações/revisões feitas aos seus arquivos disponíveis no directório MyDropbox, tanto pela web como no próprio PC, compartilhar os seus arquivos com seus amigos, etc.

O conceito pode ser algo novo, mas a utilização é simples. Mas recomendo que só faça a utilização do Dropbox se sentir-se realmente seguro. Para um início tranquilo, você pode instalá-lo e colocar apenas alguns arquivos na pasta.

Para poder utilizá-lo, você deve acessar o endereço www.dropbox.com e criar uma conta. Após a criação, baixe o aplicativo e instale em seu computador. Lembre-se que deve instalá-lo somente em uma máquina que você utiliza, portanto nada de computadores públicos (como lan houses ou biblioteca da escola). só para lembrar o aspecto segurança, quem acessa sua conta do Dropbox tem acesso a todos os arquivos contido nesta pasta.

Após a instalação, vá ao Android Market e baixe o aplicativo gratuitamente para o Android. Após a instalação no seu celular, basta logar e você terá acesso aos arquivos contidos na pasta MyDropobox.

Assista o vídeo explicativo do Dropbox (em inglês)


Se você quiser um convite para utilizar o Dropbox, basta enviar um e-mail para androidiario@gmail.com informando seu endereço de e-mail.

Comentários