Android resolve Megaminx (cubo mágico de 12 lados)

Já vimos aqui o sistema da Google ser utilizado em conjunto com o brinquedo MindStorm da Lego para resolver um cubo Rubik, conhecido no Brasil como cubo mágico. Basicamente, é um quebra-cabeça de 6 lados, com 9 peças em cada face.

Desta vez o Android foi usado para resolver um Megaminx, um quebra-cabeça que tem o mesmo conceito do cubo de Rubik, só que ao invés de 6 lados, são 12 lados (um dodecaedro). Cada face (no formato de um pentágono) possuem 11 peças móveis. O desafio é muito maior e bem mais complexo.

Megaminxer é provavelmente o primeiro robô do mundo para resolver um enigma Megaminx.

Novamente foi criado um robô feito de Lego usando um kit Mindstorms NXT para a condução da mecânica. Um smartphone HTC Desire executou um aplicativo Android personalizado e foi usado como o cérebro da máquina, utilizando a câmera do telefone para identificar cada face do quebra-cabeça. Após esta tarefa, o processamento foi efetuado e informado ao Mindstorm qual seria o movimento a ser feito no Megaminx. E, para tudo ficar mais bacana, desta vez a instrução era transmitida não por um cabo USB, e sim através do bluetooth.

Veja o vídeo.



Comentários