Dicas para dominar seu Android - Crie atalhos de sites na área de trabalho

Da mesma forma que é possível posicionar widgets na área de trabalho, o usuário pode colocar atalhos para as páginas da Internet que acessa frequentemente. Assim, elimina-se a necessidade de abrir o navegador e digitar nas teclas minúsculas o início de cada URL desejada.

Sim, é possível configurar alguns browsers mobile para, assim que forem executados, irem para uma série de endereços, mas ainda requer, no mínimo, um clique a mais. Em tempos de economia e experiência de usuário em alta, vale a pena criar esses atalhos.

Para criar esses atalhos, navegue até a página que deseja marcar como favorita e acione o menu do browser. Na opção “more” (mais) você verá o item “create shortcut” (criar atalho). Basta selecionar essa opção e pronto: o ícone com o atalho vai para a seção da área de trabalho que estava aberta quando você entrou na web.

4. Alternar entre aplicativos recentes

Uma das melhores maneiras de visualizar quais aplicativos foram usados recentemente, é pressionar o botão da Home do Android. Normalmente esse botão é em forma de uma casa. Mantê-lo pressionado por alguns segundos, vai abrir uma janela, em que são exibidos os ícones dos aplicativos em execução ou usados há pouco.

Ao selecionar qualquer um deles, ele será executado novamente.

5. Consolidar áreas de trabalho

Com o Android, é possível visualizar todas as áreas de trabalho de uma vez só em forma comprimida. A maneira que cada dispositivo usa para essa opção varia fortemente de aparelho para a aparelho.

No Atrix, por exemplo, basta eu pressionar por alguns instantes o botão circular do menu de aplicativos para ter essa visão.

Já em um HTC Droid Incredible, munido do Android 2.2, é necessário dar um duplo toque no íconde da Home, não no botão exposto no display, e, sim no ícone posicionado na barra inferior do aparelho.

6. Crie pastas personalizadas

Depois de ajeitar as áreas de trabalho de seu Android com os aplicativos preferidos e atalhos, possivelmente você sofrerá da falta de espaço nos ambientes diferentes. A não ser que adicione mais e mais áreas de trabalho ao display, essa escassez é praticamente certa. Para contornar isso, o usuário de Android tem a possibilidade de criar pastas e, dentro destas, colocar os atalhos criados.

Basta manter um pedaço da área de trabalho livre pressionada por alguns segundos. Assim que o menu abrir, selecione a opção “folders” (pastas). Você verá que um ícone em forma de pasta suspensa será exibido na área de trabalho. Arraste os atalhos e aplicativos para dentro dessa pasta, crie um nome apropriado para o diretório e voi lá, um diretório com os aplicativos de fácil acesso estará em seu display.

Atenção: Nem todos os itens podem ser movidos para uma pasta. Determinados widgets se recusam terminantemente a entrar em qualquer pasta.

7. Personalizar o duplo toque na tela

Em alguns aparelhos Android, incluído aí o Atrix 4G da Motorola, permitem que o usuário configure a reação do sistema ao duplo toque na tela. As opções são variadas: desde abrir a câmera, a exibir o discador ou a galeria de arquivos multimídia.

Para configurar essa opção, acesse, no menu de configurações do sistema, o item “Aplications” (aplicativos) e, descendo pelas opções, selecione o item “Double tap home launch”. Dentro dele, o usuário poderá definir de que maneira o sistema deve reagir ao duplo toque na interface do sistema.

Fonte: IDG Now


Comentários