Pular para o conteúdo principal

99% dos smartphones Android colocam dados em risco

Cerca de 99,7 por cento dos smartphones Android estão a colocar em risco a segurança e privacidade dos seus utilizadores, defende um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Ulm, na Alemanha.

Segundo explicam os especialistas em segurança, o problema está relacionado com o sistema utilizado para autenticação em serviços da Google baseados na Web, como o Google Calendar e Contacts, que emitem tokens de autenticação.

O recurso a este mecanismo é útil ao utilizador, na medida em que elimina a necessidade de fazer login de cada vez que se quer usar um serviço. Mas também significa que um intruso numa rede WiFi usada pelo telefone pode aceder a esses dados, avançam.

Isto acontece porque, por vezes, esses tokens são enviados em formato de texto simples através dessas redes sem fios, sem recurso a encriptação - ou seja, quem for capaz de aceder a eles consegue ler a informação. E os tokens são válidos por 14 dias, verificou-se.

A vulnerabilidade pode ter como consequência o acesso por parte de estranhos não só aos dados de autenticação dos utilizadores, como, consequentemente, à informação armazenada por estes nos serviços, mas Bastian Konings, Jens Nickles e Florian Schaub afirmam que até à data não há indicação de que a falha esteja a ser explorada para fins criminosos.

Ainda assim, os especialistas deixam algumas sugestões a quem usa Android, começando pelo upgrade para uma versão do SO que suporte HTTPS para a sincronização com o Google Calendar e Contacts, como a 2.3.4 - que assegura conexão segura para estes dois serviços, mas não para a sincronização com o Picasa.

Desligar a sincronização automática quando se usam redes WiFi públicas e evitar usar aplicações visadas pela falha são outros dos conselhos, explicados na mensagem dos autores do estudo.

Fonte: Tek Sapo Portugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

App para Android e iPhone 9 Dígitos SP atualiza facilmente sua lista de contatos

Se você precisa colocar o número 9 em todos os telefones celulares da sua lista de contatos, saiba que existe não um app, mas vários aplicativos que pode auxiliá-lo nesta tarefa. O que testei e recomendo é o Nono Dígito SP. Ele verifica todos os contatos da sua lista, e os identificados como números de celulares são alterados e ele inclui o número "9" na frente. Uma operação simples com o aplicativo, mas que seria bem trabalhosa se fosse feita manualmente. A dica vale também para quem tem um iPhone, já que o aplicativo tem uma versão para o iOS.