Pular para o conteúdo principal

Quer saber como será a interface do seu próximo Android? Conheça Holo

Mathias Duarte, diretor Sênior de Interface Humana e Experiência do Usuário da Google, remodelou a experência do usuário no Android Ice Cream Sandwich (ICS). Ele acha que as interfaces customizadas pelos fabricantes podem até existir, mas na versão Android 4.0, deve ser opcional se você quer usá-la ou prefere a versão original do Android. Quando digo interfaces customizadas, me refiro a Motoblur da Motorola, TouchWiz da Samsung, Sense da HTC, Timescape da Sony Ericsson, etc. Todo fabricante tem sua versão de interface do Android, mas Matias Duarte quer que o usuário escolha qual interface utilizar.


O Google fez um ótimo trabalho com a nova interface do Android 4.0, batizada de Holo. Até mesmo chegou a criar uma nova fonte para que os textos sejam lidos com mais clareza e suavidade, já que as telas desde o lançamento do primeiro Android foram crescendo, chamada Roboto. As instruções de como utilizar a nova interface vão além dos fabricantes: criaram um site específico explicando como utilizar e mostrando exemplos para que desenvolvedores de app possam extrari o máximo da experiência do usuário. Isto é ótimo, pois agora podemos imaginar numa melhora de qualidade significativa dos apps disponíveis no Android Market.


Para conhecer a nova interface, você pode acessar o site http://developer.android.com/design/index.html, onde é possível ver informações sobre telas, botões, navegação, textos, etc, tudo explicado passo a passo. O único porém é que os textos são todos em inglês, e voltados para desenvolvedores. Se você já desenvolve ou quer desenvolver para Android, é um site muito interessante. Inclusive, pesquise sobre desenvolvimento no Androidiário e saiba como criar seus próprios aplicativos e quem sabe, fazer uma pequena fortuna vendendo seu app no Android Market. Para pesquisar sobre desenvolvimento, clique aqui.


Torço para que o Google consiga melhorar a qualidade dos apps desenvolvidos por terceiros, e também disponibilize interfaces mais padronizadas, que vão além da boa vontade dos fabricantes. Isto tudo vai converger em aplicativos mais profissionais e com melhor qualidade, e também, quem sabe, a atualizações de versões mais rápidas. Isto será um passo importante para chegarmos perto do nível de qualidade e rapidez de atualizações que existem no iOS da Apple.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

Perdeu seu telefone? Se for um Motorola, você pode encontrá-lo

Esta dica é para quem tem um celular Android da Motorola - se no seu aparelho tiver instalado o Motoblur, você pode encontrar seu telefone perdido (ou roubado), e até mesmo apagar os dados remotamente. Isto sem comprar nenhum aplicativo adicional. Isto é importante, pois além do perigo de um roubo de aparelho e a perda de dados importantes, quem nunca se perguntou "- Perdi meu celular, e agora?", para logo em seguida, lembrar que deixou em cima do criado mudo em casa?