Quer saber como será a interface do seu próximo Android? Conheça Holo

Mathias Duarte, diretor Sênior de Interface Humana e Experiência do Usuário da Google, remodelou a experência do usuário no Android Ice Cream Sandwich (ICS). Ele acha que as interfaces customizadas pelos fabricantes podem até existir, mas na versão Android 4.0, deve ser opcional se você quer usá-la ou prefere a versão original do Android. Quando digo interfaces customizadas, me refiro a Motoblur da Motorola, TouchWiz da Samsung, Sense da HTC, Timescape da Sony Ericsson, etc. Todo fabricante tem sua versão de interface do Android, mas Matias Duarte quer que o usuário escolha qual interface utilizar.


O Google fez um ótimo trabalho com a nova interface do Android 4.0, batizada de Holo. Até mesmo chegou a criar uma nova fonte para que os textos sejam lidos com mais clareza e suavidade, já que as telas desde o lançamento do primeiro Android foram crescendo, chamada Roboto. As instruções de como utilizar a nova interface vão além dos fabricantes: criaram um site específico explicando como utilizar e mostrando exemplos para que desenvolvedores de app possam extrari o máximo da experiência do usuário. Isto é ótimo, pois agora podemos imaginar numa melhora de qualidade significativa dos apps disponíveis no Android Market.


Para conhecer a nova interface, você pode acessar o site http://developer.android.com/design/index.html, onde é possível ver informações sobre telas, botões, navegação, textos, etc, tudo explicado passo a passo. O único porém é que os textos são todos em inglês, e voltados para desenvolvedores. Se você já desenvolve ou quer desenvolver para Android, é um site muito interessante. Inclusive, pesquise sobre desenvolvimento no Androidiário e saiba como criar seus próprios aplicativos e quem sabe, fazer uma pequena fortuna vendendo seu app no Android Market. Para pesquisar sobre desenvolvimento, clique aqui.


Torço para que o Google consiga melhorar a qualidade dos apps desenvolvidos por terceiros, e também disponibilize interfaces mais padronizadas, que vão além da boa vontade dos fabricantes. Isto tudo vai converger em aplicativos mais profissionais e com melhor qualidade, e também, quem sabe, a atualizações de versões mais rápidas. Isto será um passo importante para chegarmos perto do nível de qualidade e rapidez de atualizações que existem no iOS da Apple.

Comentários