Pular para o conteúdo principal

Cryptica - Use seu raciocínio para mover os blocos neste jogo

Cryptica é um jogo do tipo quebra cabeça, onde você deve mover pedras numa posição definida. Para movê-la, você desliza o dedo para o lado desejado, e a peça se move, um quadrado de cada vez. Parece fácil e pode lembrar alguns jogos do gênero, mas Cryptica tem um elemento a mais: conforme as fases vão aumentando, existem mais peças, e, cada movimento seu move todas as peças ao mesmo tempo, para o mesmo lado. Não entendeu? Então dê uma olhada no vídeo para ficar mais claro.




Com um visual inspirado em templos maias e astecas, Cryptica vai exigir bastante do seu raciocínio, porque existe duas formas de se jogar: a primeira, é alcançar o objetivo, que é colocar as pedras determinadas pelas figuras no local correto do tabuleiro/sala do templo. Achei as primeiras 20 fases bem fáceis, e não exigiu muito esforço para isto. Agora, se você quer um bom desafio, tente executar as tarefas com o número mínimo de movimentos - cada vez que você completa a fase, é mostrado qual o mínimo de movimentos necessários. Aí a coisa muda de figura. As recompensas são no esquema "3 estrelas", já famosas nos jogos da Rovio (como Angry Birds e Amazing Alex); quando menos movimentos, maior a chance de ganhar todas as estrelas.

Outra coisa bacana que você encontrará pelo caminho é a quantidade de peças que terá que mover. Quanto mais, mais complexo será o desafio. É uma dificuldade gradativa e bem estimulante, não deixando o jogo nem fácil nem difícil demais, mas com um desafio constante. Outros blocos e paredes vão criar salas com desafios bem interessantes. A versão free oferece 36 quebra cabeças para você testar sua habilidade. Se quiser a versão paga, vai desembolsar R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012), mas é um valor bem justo para quem gosta de um bom desafio - serão mais 120 enigmas para resolver, com 24 moedas raras para colecionar (as recompensas, ou achievements) e nada de publicidade atrapalhando. Os gráficos são suaves e bem inspirados, além da música e sons de efeitos de rochas sendo arrastadas muito bacana. Espero um novo jogo da Pixbots ansiosamente, e parabéns aos desenvolvedores.

Baixe Cryptica Lite gratuitamente no Google Play:

Baixe Cryptica por R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012) no Google Play: 

Bônus: para quem quer saber como o jogo foi elaborado e produzido, ou ainda, tem aspirações a desenvolvedor de games e está interessado em seguir a carreira desenvolvendo seus próprios apps (principalmente games), recomendo a leitura de dois artigos sobre os criadores de Cryptica - http://www.pixibots.com/p/behind-scenes.html (em inglês)


Veja o vídeo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

Perdeu seu telefone? Se for um Motorola, você pode encontrá-lo

Esta dica é para quem tem um celular Android da Motorola - se no seu aparelho tiver instalado o Motoblur, você pode encontrar seu telefone perdido (ou roubado), e até mesmo apagar os dados remotamente. Isto sem comprar nenhum aplicativo adicional. Isto é importante, pois além do perigo de um roubo de aparelho e a perda de dados importantes, quem nunca se perguntou "- Perdi meu celular, e agora?", para logo em seguida, lembrar que deixou em cima do criado mudo em casa?