Cryptica - Use seu raciocínio para mover os blocos neste jogo

Cryptica é um jogo do tipo quebra cabeça, onde você deve mover pedras numa posição definida. Para movê-la, você desliza o dedo para o lado desejado, e a peça se move, um quadrado de cada vez. Parece fácil e pode lembrar alguns jogos do gênero, mas Cryptica tem um elemento a mais: conforme as fases vão aumentando, existem mais peças, e, cada movimento seu move todas as peças ao mesmo tempo, para o mesmo lado. Não entendeu? Então dê uma olhada no vídeo para ficar mais claro.




Com um visual inspirado em templos maias e astecas, Cryptica vai exigir bastante do seu raciocínio, porque existe duas formas de se jogar: a primeira, é alcançar o objetivo, que é colocar as pedras determinadas pelas figuras no local correto do tabuleiro/sala do templo. Achei as primeiras 20 fases bem fáceis, e não exigiu muito esforço para isto. Agora, se você quer um bom desafio, tente executar as tarefas com o número mínimo de movimentos - cada vez que você completa a fase, é mostrado qual o mínimo de movimentos necessários. Aí a coisa muda de figura. As recompensas são no esquema "3 estrelas", já famosas nos jogos da Rovio (como Angry Birds e Amazing Alex); quando menos movimentos, maior a chance de ganhar todas as estrelas.

Outra coisa bacana que você encontrará pelo caminho é a quantidade de peças que terá que mover. Quanto mais, mais complexo será o desafio. É uma dificuldade gradativa e bem estimulante, não deixando o jogo nem fácil nem difícil demais, mas com um desafio constante. Outros blocos e paredes vão criar salas com desafios bem interessantes. A versão free oferece 36 quebra cabeças para você testar sua habilidade. Se quiser a versão paga, vai desembolsar R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012), mas é um valor bem justo para quem gosta de um bom desafio - serão mais 120 enigmas para resolver, com 24 moedas raras para colecionar (as recompensas, ou achievements) e nada de publicidade atrapalhando. Os gráficos são suaves e bem inspirados, além da música e sons de efeitos de rochas sendo arrastadas muito bacana. Espero um novo jogo da Pixbots ansiosamente, e parabéns aos desenvolvedores.

Baixe Cryptica Lite gratuitamente no Google Play:

Baixe Cryptica por R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012) no Google Play: 

Bônus: para quem quer saber como o jogo foi elaborado e produzido, ou ainda, tem aspirações a desenvolvedor de games e está interessado em seguir a carreira desenvolvendo seus próprios apps (principalmente games), recomendo a leitura de dois artigos sobre os criadores de Cryptica - http://www.pixibots.com/p/behind-scenes.html (em inglês)


Veja o vídeo:

Comentários