Pular para o conteúdo principal

Cryptica - Use seu raciocínio para mover os blocos neste jogo

Cryptica é um jogo do tipo quebra cabeça, onde você deve mover pedras numa posição definida. Para movê-la, você desliza o dedo para o lado desejado, e a peça se move, um quadrado de cada vez. Parece fácil e pode lembrar alguns jogos do gênero, mas Cryptica tem um elemento a mais: conforme as fases vão aumentando, existem mais peças, e, cada movimento seu move todas as peças ao mesmo tempo, para o mesmo lado. Não entendeu? Então dê uma olhada no vídeo para ficar mais claro.




Com um visual inspirado em templos maias e astecas, Cryptica vai exigir bastante do seu raciocínio, porque existe duas formas de se jogar: a primeira, é alcançar o objetivo, que é colocar as pedras determinadas pelas figuras no local correto do tabuleiro/sala do templo. Achei as primeiras 20 fases bem fáceis, e não exigiu muito esforço para isto. Agora, se você quer um bom desafio, tente executar as tarefas com o número mínimo de movimentos - cada vez que você completa a fase, é mostrado qual o mínimo de movimentos necessários. Aí a coisa muda de figura. As recompensas são no esquema "3 estrelas", já famosas nos jogos da Rovio (como Angry Birds e Amazing Alex); quando menos movimentos, maior a chance de ganhar todas as estrelas.

Outra coisa bacana que você encontrará pelo caminho é a quantidade de peças que terá que mover. Quanto mais, mais complexo será o desafio. É uma dificuldade gradativa e bem estimulante, não deixando o jogo nem fácil nem difícil demais, mas com um desafio constante. Outros blocos e paredes vão criar salas com desafios bem interessantes. A versão free oferece 36 quebra cabeças para você testar sua habilidade. Se quiser a versão paga, vai desembolsar R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012), mas é um valor bem justo para quem gosta de um bom desafio - serão mais 120 enigmas para resolver, com 24 moedas raras para colecionar (as recompensas, ou achievements) e nada de publicidade atrapalhando. Os gráficos são suaves e bem inspirados, além da música e sons de efeitos de rochas sendo arrastadas muito bacana. Espero um novo jogo da Pixbots ansiosamente, e parabéns aos desenvolvedores.

Baixe Cryptica Lite gratuitamente no Google Play:

Baixe Cryptica por R$ 3,81 (dólar de 12/09/2012) no Google Play: 

Bônus: para quem quer saber como o jogo foi elaborado e produzido, ou ainda, tem aspirações a desenvolvedor de games e está interessado em seguir a carreira desenvolvendo seus próprios apps (principalmente games), recomendo a leitura de dois artigos sobre os criadores de Cryptica - http://www.pixibots.com/p/behind-scenes.html (em inglês)


Veja o vídeo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

App para Android e iPhone 9 Dígitos SP atualiza facilmente sua lista de contatos

Se você precisa colocar o número 9 em todos os telefones celulares da sua lista de contatos, saiba que existe não um app, mas vários aplicativos que pode auxiliá-lo nesta tarefa. O que testei e recomendo é o Nono Dígito SP. Ele verifica todos os contatos da sua lista, e os identificados como números de celulares são alterados e ele inclui o número "9" na frente. Uma operação simples com o aplicativo, mas que seria bem trabalhosa se fosse feita manualmente. A dica vale também para quem tem um iPhone, já que o aplicativo tem uma versão para o iOS.

Quer saber como está o trânsito agora no seu celular? Waze sabe

Para quem quer saber como anda o trânsito em tempo real, não basta apenas um GPS. Nem sempre as informações estão precisas, ou então, podem estar desatualizadas. O Waze é um app que promete resolver todos os problemas em relação a caminhos, percursos, trânsito e rotas de fuga. O aplicativo utiliza informações de servidores, mas o seu forte são os dados coletados através de crowdsource, ou seja, informações enviadas por usuários. São pessoas que estão paradas no trânsito como você, e que podem enviar estes dados para os servidores da Waze, e retornam como rotas alternativas, situação do trânsito nas vias principais e secundárias, além de opções como chat, alertas sobre blitz policiais, radares e câmeras de velocidade, postos de abastecimento, etc...