Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o Android KitKat

A mais recente versão do sistema operacional Android foi lançada pelo Google no final do mês de Outubro e logo se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no ramo digital. Nos próximos meses, vários smartphones vão receber o SO 4.4, que chega ao mercado com o nome de KitKat, e diversas implementações deverão ser notadas por aqueles que utilizarem do novo software da gigante Google.
Smartphones e tablets de outros países já tiveram a oportunidade de testar a nova versão do Android, e compartilharam algumas das mudanças: nova interface para e-mail, novo launcher, possibilidade de impressões usando um mobile da Google como interface e mais recursos no gerenciamento de chamadas.

Assim como o Moto X, que possui um recurso para deixar o celular “sempre ouvindo” o que está sendo falado por perto, o Android KitKat conta com algo parecido, embora um pouco limitado quando em comparação. Basta dizer “Ok Google” para ter acesso aos comandos de voz rapidamente quando o aparelho estiver na tela inicial ou na do Google Now. Porém, este recurso estará disponível apenas para o smartphone Nexus 5.

O Android já possui uma capacidade de rodar em diversos aparelhos reconhecida, até mesmo superior a do iOS, principalmente em smartphones e tablets. Mas essa nova versão do sistema conta com o que o Google chama de “Project Svelte”, que reduz o consumo de RAM pelos aplicativos a partir da otimização de algumas tarefas. Desta maneira, os dispositivos mais fracos serão muito beneficiados, e os mais potentes receberão uma melhora no desempenho multitarefa.

Uma novidade muito interessante no novo KitKat é que os aplicativos poderão ser visualizados em tela cheia, bastando deslizar o dedo para cima ou para baixo caso o usuário queira ter acesso à barra de notificação ou à barra de navegação, respectivamente. Este recurso é muito parecido com o usado para a central de notificações e central de controle na última atualização do iOS. Além disso, as barras de status e navegação passarão a ser transparentes a partir da versão 4.4; algumas ROMs já possuíam este diferencial no design, então a Google decidiu torna-lo padrão.

Foto: Reprodução
Outra novidade torna os aparelhos mais inteligentes. Quando o aparelho receber uma chamada de um número desconhecido, o aplicativo de telefone irá automaticamente buscar pelo número no Google, em segundo plano. Se algum resultado compatível for encontrado, ele atualizará o nome do responsável por aquele número de telefone: pode ser um restaurante, loja, banco e etc. Ele também mostra os contatos mais ligados de sua lista no topo. 
                               
Foto: Reprodução

Um dos recursos mais aguardados dessa versão do Android era a substituição das mensagens de texto pelo Hangouts. Agora, o app Hangouts passa a suportar SMS e mensagens enviadas pelo próprio serviço do Google. Além dessa mudança, o Google já havia substituído o aplicativo de câmera, teclado, e-mail, navegador e outros por aplicações próprias em versões anteriores do Android.        
                                            
Foto: Reprodução
Sabe quando você lembra que precisava imprimir uma coisa importante, mas já saiu de casa faz tempo? Agora o Android 4.4 KitKat pode se conectar com impressoras afastadas por meio do Google Cloud Print, ou com impressoras mais próximas que estejam conectadas na mesma rede Wi-Fi. Ele só não leva a impressão até você – ainda! Não só isso, a nova versão do Android conta com Emoji para deixar as conversas muito mais divertidas. 
                                
Foto: Reprodução
Com todas essas novidades e vantagens do novo Android KitKat, já bate a vontade de ter no seu smartphone, não é? O Nexus 5 será o primeiro smartphone a possuir o sistema, e será o principal com o Android KitKat nesse final de ano, mas outros aparelhos deverem ainda receber a versão 4.4, confira: 

Samsung (em algumas semanas)
  • Galaxy S4 Google Edition
HTC (em algumas semanas)
  • HTC One
  • HTC One Google Edition
Motorola (sem data)
  • Razr D1 
  • Razr D3 
  • DROID Ultra 
  • DROID Maxx 
  • DROID Mini 
  • Moto X 
Aparelhos Nexus (em algumas semanas)
  • Nexus 4
  • Nexus 7
  • Nexus 10
Esse post é uma contribuição da equipe do Magazine Luiza para o blog Androidiário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

App para Android e iPhone 9 Dígitos SP atualiza facilmente sua lista de contatos

Se você precisa colocar o número 9 em todos os telefones celulares da sua lista de contatos, saiba que existe não um app, mas vários aplicativos que pode auxiliá-lo nesta tarefa. O que testei e recomendo é o Nono Dígito SP. Ele verifica todos os contatos da sua lista, e os identificados como números de celulares são alterados e ele inclui o número "9" na frente. Uma operação simples com o aplicativo, mas que seria bem trabalhosa se fosse feita manualmente. A dica vale também para quem tem um iPhone, já que o aplicativo tem uma versão para o iOS.