Conhecendo o Android KitKat

A mais recente versão do sistema operacional Android foi lançada pelo Google no final do mês de Outubro e logo se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no ramo digital. Nos próximos meses, vários smartphones vão receber o SO 4.4, que chega ao mercado com o nome de KitKat, e diversas implementações deverão ser notadas por aqueles que utilizarem do novo software da gigante Google.
Smartphones e tablets de outros países já tiveram a oportunidade de testar a nova versão do Android, e compartilharam algumas das mudanças: nova interface para e-mail, novo launcher, possibilidade de impressões usando um mobile da Google como interface e mais recursos no gerenciamento de chamadas.

Assim como o Moto X, que possui um recurso para deixar o celular “sempre ouvindo” o que está sendo falado por perto, o Android KitKat conta com algo parecido, embora um pouco limitado quando em comparação. Basta dizer “Ok Google” para ter acesso aos comandos de voz rapidamente quando o aparelho estiver na tela inicial ou na do Google Now. Porém, este recurso estará disponível apenas para o smartphone Nexus 5.

O Android já possui uma capacidade de rodar em diversos aparelhos reconhecida, até mesmo superior a do iOS, principalmente em smartphones e tablets. Mas essa nova versão do sistema conta com o que o Google chama de “Project Svelte”, que reduz o consumo de RAM pelos aplicativos a partir da otimização de algumas tarefas. Desta maneira, os dispositivos mais fracos serão muito beneficiados, e os mais potentes receberão uma melhora no desempenho multitarefa.

Uma novidade muito interessante no novo KitKat é que os aplicativos poderão ser visualizados em tela cheia, bastando deslizar o dedo para cima ou para baixo caso o usuário queira ter acesso à barra de notificação ou à barra de navegação, respectivamente. Este recurso é muito parecido com o usado para a central de notificações e central de controle na última atualização do iOS. Além disso, as barras de status e navegação passarão a ser transparentes a partir da versão 4.4; algumas ROMs já possuíam este diferencial no design, então a Google decidiu torna-lo padrão.

Foto: Reprodução
Outra novidade torna os aparelhos mais inteligentes. Quando o aparelho receber uma chamada de um número desconhecido, o aplicativo de telefone irá automaticamente buscar pelo número no Google, em segundo plano. Se algum resultado compatível for encontrado, ele atualizará o nome do responsável por aquele número de telefone: pode ser um restaurante, loja, banco e etc. Ele também mostra os contatos mais ligados de sua lista no topo. 
                               
Foto: Reprodução

Um dos recursos mais aguardados dessa versão do Android era a substituição das mensagens de texto pelo Hangouts. Agora, o app Hangouts passa a suportar SMS e mensagens enviadas pelo próprio serviço do Google. Além dessa mudança, o Google já havia substituído o aplicativo de câmera, teclado, e-mail, navegador e outros por aplicações próprias em versões anteriores do Android.        
                                            
Foto: Reprodução
Sabe quando você lembra que precisava imprimir uma coisa importante, mas já saiu de casa faz tempo? Agora o Android 4.4 KitKat pode se conectar com impressoras afastadas por meio do Google Cloud Print, ou com impressoras mais próximas que estejam conectadas na mesma rede Wi-Fi. Ele só não leva a impressão até você – ainda! Não só isso, a nova versão do Android conta com Emoji para deixar as conversas muito mais divertidas. 
                                
Foto: Reprodução
Com todas essas novidades e vantagens do novo Android KitKat, já bate a vontade de ter no seu smartphone, não é? O Nexus 5 será o primeiro smartphone a possuir o sistema, e será o principal com o Android KitKat nesse final de ano, mas outros aparelhos deverem ainda receber a versão 4.4, confira: 

Samsung (em algumas semanas)
  • Galaxy S4 Google Edition
HTC (em algumas semanas)
  • HTC One
  • HTC One Google Edition
Motorola (sem data)
  • Razr D1 
  • Razr D3 
  • DROID Ultra 
  • DROID Maxx 
  • DROID Mini 
  • Moto X 
Aparelhos Nexus (em algumas semanas)
  • Nexus 4
  • Nexus 7
  • Nexus 10
Esse post é uma contribuição da equipe do Magazine Luiza para o blog Androidiário.

Comentários