Pular para o conteúdo principal

O que é preciso para criar seu app - Capítulo 2

Dando sequência ao post anterior (Como criar seu app - Capítulo 1), vamos responder a segunda pergunta que deve ser feita por quem deseja construir seu próprio app: o que é preciso para criar meu app? Você já sabe como será seu aplicativo, e agora vai saber qual as ferramentas que você deve ter em mãos. A resposta pode parecer óbvia, mas vamos um pouco além...



A primeira coisa que vem à cabeça de quem quer criar seu próprio app, é: preciso saber uma linguagem de programação. E, posso dizer com certeza de que é um pouco mais que isto. O conhecimento de uma linguagem de programação é muito importante, mas com certeza existem muitas "linguagens" e também existe a possibilidade de não precisar conhecer nenhuma. Vai depender da sua aplicação, seus recursos e sua determinação em desenvolver um app.

Primeiro, vou colocar as três hipotéticas respostas, e explicar os passos para cada uma delas. AS repostas são:

Eu conheço uma linguagem de programação?
  • Resposta 1: Sim, conheço C e/ou C++.
  • Resposta 2: Sim, conheço Java, C#, Javascript, LUA, etc.
  • Resposta 3: Não conheço nenhuma linguagem...
Resposta 1: Conheço C e C++
Vamos supor que você respondeu "- Eu conheço C ou C++". Ótimo, você poderá desenvolver seu app na linguagem nativa com suporte do Google para isto. Anote o que vai precisar para baixar (ou talvez já tenha instalado em sua máquina):

Eclipse + ADT plugin - é o IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento), o "software" usado para escrever seus programas.
Android SDK Tools - É um "kit" que vai otimizar o Eclipse para que você possa desenvolver seus programas com foco em Android.

Todas estas ferramentas você vai encontrar disponíveis para baixar em http://developer.android.com/sdk/index.html - recomendo inclusive que navegue neste site para conhecer mais recursos. O site é disponível em inglês.

Resposta 2: Conheço outras linguagens
Você conhece programação, mas outras linguagens. Existem ferramentas que possibilita a conversão do seu código, ou seja, você desenvolve numa linguagem conhecida, e ela converte a parte lógica do seu programa para a linguagem nativa. Não se preocupe com os códigos nativos, pois você nem terá acesso a eles; sempre que precisar modificar algo, será na linguagem que você tem familiaridade. A parte ruim, mas que não deve ser vista desta forma, é que estas ferramentas são todas pagas. O correto é você pensar assim: aprender uma linguagem para usar uma ferramenta gratuita custa dinheiro e tempo. Se escolher uma linguagem que já conhece, você vai gastar (leia-se investir") apenas dinheiro. É a forma correta e madura para pensar.

Existe um grau de dificuldade para cada uma das linguagens, e eu vejo como separar em dois tipos estes desenvolvedores: desenvolvedores de aplicações (C#, Java, Lua...) e desenvolvedores web (JavaScript, HTML, etc.). Para quem conhece C# ou Java, recomendo usar o Mono For Android (http://xamarin.com/android) ou mesmo o Eclipse. Se você conhece LUA, que é uma linguagem criada por brasileiros, mas muito poderosa e de fácil assimilação, pode usar o Corona SDK (http://coronalabs.com/products/corona-sdk/). Até mesmo o pessoal que programa em BASIC, uma linguagem um pouco mais antiga e muito fácil de aprender, pode utilizar o Basic4Android (http://www.basic4ppc.com/android/b4j.html).

Agora, para quem conhece JavaScript, HTML, você vai sentir-se confortável com estas ferramentas: Phonegap (http://phonegap.com/), Titanium (http://www.appcelerator.com/titanium/titanium-sdk/), Nimblekit (http://www.nimblekit.com/index.php) e PhoneJS (http://phonejs.devexpress.com/).

Aqui não tem muito jeito de fugir da lógica, mas por outro lado você vai ter criado um aplicativo com muito mais recursos e algo bem mais elaborado.

Resposta 3: Não sei programar.
Ainda neste caso existe esperança. A mais óbvia, é você acreditar no seu app e saber que ele pode gerar um bom retorno financeiro. Para estes casos, contrate alguém que saiba programar, mas antes faça o planejamento do seu app, inclusive tente registrá-lo para que a ideia não se perca. Este é o caminho mais profissional e com o melhor resultado.
Se seu app não é algo tão elaborado, você pode tentar usar o AppInventor (http://appinventor.mit.edu/explore/). Ele é voltado para quem não sabe programar, então tem uma interface bem simples e intuitiva. Você "arrasta" componentes e vai criando seu app. É uma iniciativa do MIT e vale muito a pena conhecer.

Pronto, você já sabe que tipo de app vai criar, e qual a ferramenta principal para desenvolver seu app. Ainda falta saber o que precisa ter a mão para começar o desenvolvimento, mas isto é um ponto para outro post.

Já baixou o app "Airport Flags"? Alguns exemplos nos próximos posts usarão ele como exemplo. Para baixá-lo grátis, clique aqui.

Continuem seguindo esta série, envie para seus amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papéis de parede com movimento para celular grátis

Quem tem um celular Android já deve ter visto alguns papéis de parede com movimentos. São bonitos e podem deixar o seu smartphone com a sua cara. Para quem gosta de temas com natureza, papéis de parede com peixes, com plantas ou animais costumam fazer muito sucesso. Já quem gosta de dragões, monstros ou outras figuras mitológicas também vai encontrar um wallpaper animado que tem o seu jeito. E o melhor, é que todos os wall papers listados aqui são totalmente grátis!

17 papéis de parede de peixes e efeitos de água no seu celular grátis!

Para quem gosta de peixes e papéis de parede, aí vai uma enorme coleção de live wallpapers com motivos marinhos para deixar seu Android com um visual novo. O mais bacana é que todos são grátis! Um montão de fundo de tela para seu celular com motivos de peixes, aquários, fundo do mar, e até mesmo parques aquáticos, tudo pra animar sua tela gratuitamente. Escolha um deles (ou vários) e baixe agora mesmo. Clique no título do papel de parede com tema de aquário que quer instalar e baixe diretamente do Google Play grátis.

Perdeu seu telefone? Se for um Motorola, você pode encontrá-lo

Esta dica é para quem tem um celular Android da Motorola - se no seu aparelho tiver instalado o Motoblur, você pode encontrar seu telefone perdido (ou roubado), e até mesmo apagar os dados remotamente. Isto sem comprar nenhum aplicativo adicional. Isto é importante, pois além do perigo de um roubo de aparelho e a perda de dados importantes, quem nunca se perguntou "- Perdi meu celular, e agora?", para logo em seguida, lembrar que deixou em cima do criado mudo em casa?