Colocando um atalho e widget no seu Android

Seu celular possui alguns atalhos de programas na tela inicial. Além destes, você pode adicionar outros. Quer tentar? 

Primeiro, vá para uma das telas que possui um generoso espaço em branco, sem muitos ícones. Daí, você toca a tela com o dedo e segura por 2 segundos. Vai abrir um popup com o título "Adicionar à Tela inicial". Selecione a opção "Atalhos". Irá aparecer uma lista de ícones de cada tipo de aplicação instalada no seu celular. Selecione, com um toque, "Aplicativos". Para nosso teste, procure o aplicativo "Calculadora". Pronto! Ele está disponível na sua tela.

Agora, vamos tentar movê-lo. Toque no aplicativo por algum momento, até que ele dê uma pequena modificada. Você pode mover o seu atalho pela tela simplesmente arrastando o seu dedo até a posição desejada. Caso queira excluir seu atalho, basta arrastá-lo da mesma forma que fez para movê-lo, só que desta vez, arraste-o até o ícone da lixeira no centro inferior da tela, e solte-o. Você pode criar e excluir seus aplicativos de acordo com a sua necessidade.

E com os widgets, é possível fazer o mesmo? Sabe aquelas coisas que tem na tela de seu telefone Android? Não estou falando dos ícones... e sim aquelas barras de buscas, e controles de energia? Saiba que aqueles "mini aplicativos" são chamados de widgets. Eles são programas ou partes resumidas de uma aplicação que foram criadas para serem visualizadas de forma rápida na tela do seu telefone. E você sabia que pode adicionar, mover e remover estes widgets de acordo com a sua vontade?

Vamos experimentar colocando um widget simples na sua tela. A barra de buscas do Google por exemplo. Primeiro, vá para uma das telas que possui um generoso espaço em branco, sem muitos ícones. Daí, você toca a tela com o dedo e segura por 2 segundos. Vai abrir um popup com o título "Adicionar à Tela inicial". Selecione a opção "Widgets do Android". Para testar, escolha o ícone "Busca". Pronto! Arraste-o da mesma forma que um atalho: tocando no widget e segurando por algum momento, até que um sinal mostre que ele pode ser arrastado.

Agora você pode "modificar" a sua tela inicial com os aplicativos e atalhos que achar mais úteis.

Comentários

Anônimo disse…
e para criar um atalho para um swf local, para abrir no navegador, tem como? fazer um atalhor tipo navegador/arq.swf...