Apps do Google estão fora do Galaxy S da Claro

Alguns usuários dos aparelhos Samsung Galaxy S, Galaxy 5 e Galaxy 3 ligados a operadora Claro estão tendo uma grande dificuldade para acessar alguns Google Apps como o Gmail e o Gtalk. Estes modelos comprados por meio desta operadora aparentemente não aceitam a instalação de tais aplicativos, chegando a um ponto em que eles nem aparecem na lista para download na Android Market.

De acordo com a assessoria de imprensa da claro: “O que a Claro faz é pré-configurar os telefones vendidos em seus canais de venda para que estes tenham os próprios aplicativos da operadora ou de parceiros estratégicos”.

Segundo a Claro, o que ela faz é não disponibilizar os aplicativos pré-instalados, podendo os consumidores baixá-los posteriormente pela Android Market. Porém vários usuários acabam por não encontrar os aplicativos, alguns dos consumidores que compraram estes aparelhos citamo diversas vezes o problema em determinados fóruns de discussão na Web.

Isso provavelmente deve ser aquela prática comum das operadoras, principalmente as do EUA, que fazem esse tipo de coisa acontecer de forma a privilegiar os aplicativos de outra empresa. Há rumores de que os Aplicativos como Gmail e Gtalk foram retirados do market desses aparelhos para que isso favoreça os do Yahoo, mas não há nada confirmado.

Essa prática não é abusiva ao meu ver, porém a Claro deveria divulgar isso mais amplamente, ou pelo menos não prometer aos consumidores a possibilidade de instalação posterior, já que isso não acontece.

Via Info

Nota: Verifiquei que o mesmo acontece com o Motorola Defy da Claro

Comentários