Cinco coisas que o iOS 5 copiou do Android

A Apple anunciou nesta semana o sistema operacional iOS 5, que será lançado no final do ano e incluirá um sistema de notificações melhorado, atualizações via internet e armazenamento de dados “na nuvem”. Você pode até achar que estes recursos são “mágicos” ou “revolucionários”, a não ser que seja usuário de um smartphone Android. Nesse caso, vai chamá-los de “coisas que já uso faz tempo”.

Os novos recursos no sistema da Apple serão bem-vindos entre os usuários de iPhones e iPads, mas é difícil chamar o iOSs de “o sistema operacional para aparelhos móveis mais avançado do mundo” quando a Apple está correndo atrás da concorrência. Aqui estão cinco recursos que foram descaradamente copiados do sistema da Google.

Central de Notificações

No iOS 5 os usuários não terão mais que se preocupar com janelinhas de alerta irritantes que interrompem suas sessões de jogos ou leitura. Em vez disso, os alertas (notificações) surgem discretamente no topo da tela, e desaparecem tão rapidamente quanto surgiram.

Com um gesto do topo para o centro da tela é possível “puxar” um painel com todas as notificações (Notification Center, ou “Central de Notificações”), descartar as indesejadas ou acessar diretamente os aplicativos que as geraram.

É uma ótima forma de lidar com alertas e algo que os usários do Android amam desde 2009, quando o recurso surgiu a versão 2.0 do sistema.

Integração com a nuvem

Com o iCloud é possível fazer um backlup online dos dados em seu aparelho, incluindo aplicativos, configurações, calendários e mais. Se você comprar um novo aparelho com iOS, bastará digitar seu Apple ID e senha para que as configurações sejam restauradas a partir do conteúdo armazenado no iCloud. Não será mais necessário plugar o aparelho a um PC ou Mac, nem usar o iTunes para restaurar um backup.

Usuários do Android já tem acesso ao mesmo recurso: durante a configuração inicial de um novo aparelho basta inserir o Google ID e o usuário tem a opção de restaurar as configurações de um aparelho antigo a partir de um backup online. Neste último caso todos os aplicativos instalados, configurações de e-mail e Wi-Fi, calendários online e até documentos do Google Docs serão reinstalados automaticamente.

Integração com redes sociais

A Apple está implementando no iOS 5 um profundo sistema de integração com o Twitter que permitirá aos usuários “tuitar” diretamente a partir de aplicativos como Photos, Camera, Safari, YouTube e Maps. O Android não tem integração nativa com o Twitter, mas tem algo tão bom quanto chamado Intents. Com isso os aplicativos, incluindo clientes para redes sociais, podem trocar conteúdo entre si.

O resultado é simples: instale um aplicativo de Twitter em um smartphone Android e todos os outros aplicativos que tenham alguma forma de compartilhamento de conteúdo passam a ter a capacidade de acessar o serviço. Você pode compartilhar URLs no navegador, locais no Maps, vídeos no YouTube, fotos da Galeria de imagens e muito mais. E isso também funciona com outras redes sociais, como o Facebook.

Atualizações online

A Apple finalmente alcançou o Android e promete oferecer um sistema que permitirá a atualização dos aparelhos com iOS via internet, sem a necessidade de conexão a um PC ou Mac com iTunes.

O Android tem este recurso desde o primeiro dia, mas tenho que admitir que o sistema é notório pela demora no lançamento das atualizações, já que o processo é parcialmente controlado por operadoras e fabricantes. Será interessante ver o quão bem a Apple conseguirá implementar um recurso que se mostrou problemático para seu principal concorrente.

Bater fotos com o botão de volume

No iOS 5 usuários poderão bater fotos usando os botões de volume na lateral do aparelho, em vez do botão virtual na tela. O que é curioso, já que um aplicativo para iPhone chamado Camera+ tentou incluir este recurso várias vezes, e foi constantemente barrado pela Apple.

Muitos smartphones Android tem um botão dedicado para a câmera, e os que não tem podem fazer uso dos botões de volume (ou quaisquer outros botões no aparelho) graças à flexibilidade oferecida pelos múltiplos aplicativos de câmera no Android Market.

Mas espere, será que a Apple copiou só o Android? Joe Belfiore, executivo da Microsoft responsável pelo Windows Phone 7, disse no Twitter (aqui e aqui) que se sentiu “lisonjeado” em ver tantos recursos de seu sistema aparecerem no iOS 5, entre eles o acesso rápido à câmera e notificações a partir da Lock Screen, upload automático de imagens e integração com redes sociais.

Apesar das acusações de quem copiou quem, o resultado final dessa “troca de idéias” é um só: aparelhos mais sofisticados e com mais recursos. Quem ganha somos nós, os usuários. Não é isso que todos queremos?

Fonte: PC World

Comentários