Divisão de celulares da Motorola agora é da Google



Hoje pela manhã (15/08/2011) fomos surpreendidos com a aquisição da Motorola Mobility (a divisão responsável por aparelhos celulares e tablets) pela Google. O valor estimado foi uma quantia de R$ 12,5 bilhões de dólares. Os planos da Google são de continuar operando as duas empresas separadamente.

Mas aí o usuário e fã do Android pergunta: o que muda? Muda muita coisa. Primeiro, a quantidade de patentes que a Google agora possui é enorme, pois além das patentes que já possuia, o Google adquire nesta negociação direitos a 17.000 patentes concedidas e 7.000 pendentes, principalmente relacionadas a tecnologia 2G e 3G. Isto dá uma enorme vantagem a Google, principalmente se pensarmos que tanto a Apple quanto a Microsoft estão protegendo e empurrando seus gadgets baseados nas guerras de patentes. Portanto quanto mais patentes, mais vantagens estes players possuirão.

Já os outros fabricantes de equipamentos com Android (celulares e tablets) como a LG, Sony, Samsung e HTC Corp., estão mais felizes do que você imagina. Isto porque sabem que a Google vai investir toda esta quantidade de patentes para melhorar mais o Android, e com um sistema operacional melhor, as fabricantes de hardware sabem que terão mais vendas.

No geral, todos ganham.

Comentários