O que fazer antes de perder o celular (Instale Cerberus)

Se você é daqueles que faz backup dos dados do seu computador e quando precisou as cópias estavam lá, guarda uma cópia das chaves da casa por segurança ou até mesmo carrega um guarda-chuvas dentro do carro, parabéns, você é uma pessoa precavida. Então, já deve ter pensado em o que fazer no caso de perder ou esquecer seu celular em algum lugar. A melhor forma de lidar com isto é exatamente a prevensão. E um dos melhores jeitos de você recuperar ou até mesmo, em último caso, resetar todos os seus dados do celular é usando um app de segurança, como o Android Lost, o localizador do Motorola Blur, ou, no meu caso, o ótimo Cerberus (da LSDroid).

Este app (disponível em língua portuguesa) tem como objetivo dois pontos: localizar o seu celular em caso de perda ou, em casos extremos, dar acesso ao seu aparelho remotamente, através do site www.cerberusapp.com ou via mensagens de texto. No primeiro caso, o caso já é conhecido: você deixou o celular em algum lugar conhecido mas está com dúvida: tá em casa, ou em cima da mesa do seu trabalho? Para saber, basta acessar o site e usar o recurso de localização. Se estiver num destes locais, fique tranquilo. Mas, para garantir, você pode remotamente garantir que a tela seja bloqueada por uma senha ou até mesmo desligá-lo, para não atrapalhar o trabalho dos seus colegas de trabalho.

Agora, se você perdeu o aparelho e não sabe onde, ou pior ainda, foi roubado, você pode ao menos manter seus dados longe de pessoas mal intencionadas, ou até mesmo tentar tirar algumas fotos do gatuno. Aí o acesso remoto se mostra extremamente valioso. O Cerberus permite que você acesse os recursos do seu aparelho, como tirar fotos tanto da câmera frontal quando da traseira, iniciar o rastreamento do aparelho, gravar o áudio, enviar uma mensagem para aparecer na tela, apagar arquivos (inclusive do cartão SD), e em caso extremos, resetar todo o sistema.

Veja alguma imagens:





Eu sei que é chato pensar em perder o aparelho, mas é mais chato ainda ter seus dados, fotos, e todas as suas senhas expostas para estranhos (e pior ainda, se forem mal intencionados). Imagine seu login de redes sociais, senhas de bancos, acesso a e-mails e tudo mais... pode ser que você tenha uma dor no bolso por perder o aparelho celular, mas ao menos, ela pode parar por aí. Então, além de backup de suas informações, bloquear a tela de acesso com uma senha (PIN ou desenho padrão), vale a pena instalar o Cerberus, que é pago, custa US$ 2.99, pago diretamente através do app após o uso de 7 dias. Vale a pena experimentar e ter uma segurança a mais.

Baixe Cerberus Anti-roubo grátis por 7 dias no Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lsdroid.cerberus

Comentários