Como criar seu app - Capítulo 1

How create an app
Vou começar uma série de posts sobre a experiência de desenvolver um app e publicá-lo na loja Google Play. Muitos participantes do site possuem esta experiência, mas a maioria são usuários do sistema Android que utilizam o Google Play para baixar seus aplicativos, mas pensa em desenvolver suas próprias aplicações, sejam jogos, apps educativos, utilitários, etc. A pergunta nestes casos é: como eu faço para criar meu próprio app? Para ajudar você que quer criar um app, fiz alguns experimentos e testei todas as etapas, desde a concepção da ideia inicial à conferência do desempenho do aplicativo no Google Play. Então, mãos à obra e crie seu próprio app!

Se você está lendo até aqui, é porque realmente quer criar seu próprio app. Então vamos lá, deixe eu me apresentar: meu nome é Edvin e sou um desenvolvedor. Tenho experiência em linguagens de programação, e isto com certeza facilita bastante. Mas, se você não tem familiaridade, ainda assim poderá criar seu app. Lógica de programação ajuda bastante, mas se você é novato, ou ainda, realmente não manja nada de programação, existem algumas ferramentas que poderá te auxiliar, só que não espere fazer um Angry Birds, um Instagram ou algo mais elaborado...

Criar aplicativos não é um bicho de sete cabeças, mas é importante saber que você precisa organizar suas idéias e pensar em seu app como um projeto. Um exemplo que usarei para ilustrar estes guias é um app criado por mim, o Airport Flags (recomendo que baixe para testá-lo e entender quando eu usar os exemplos). Para baixá-lo, clique aqui. É um jogo do tipo quiz onde bandeiras aparecerão e você deve escolher entre três opções de resposta. Os exemplos que usarei são relacionados ao projeto, imagens, animação, fluxo do jogo, etc. Agora, vamos ao seu projeto de app!

A primeira coisa que deve ter em mente é: "eu quero criar meu aplicativo". Ótimo começo. Agora, você vai precisar de alguns passos para ter uma ideia clara do que e como fazer seu app. Primeiro, tenha de forma clara o objetivo do seu app. Algumas perguntas vai ajudar a ter uma resposta mais clara e fazer com que você continue caminhando. Quanto mais respostas você tiver, mais claro ficará sua aplicação em sua cabeça e você poderá partir para o próximo passo. A primeira pergunta que você tem que responder com clareza é:
- O app que quero desenvolver é um jogo, uma ferramenta, um utilitário, ou o quê?
Esta pergunta ajuda você a categorizar e classificar melhor seu app, o que é muito importante para escolher qual a(s) ferramenta(s) utilizará no desenvolvimento. Pense da seguinte forma: você quer criar um quadro, mas não sabe exatamente como será. Então pense: é para pendurar na parede da sala? Se sim, então fica melhor algo que eu possa emoldurar... se for uma pintura, é melhor utilizar tinta óleo ou aquarela? Se for uma ilustração, utilizarei nanquim ou lápis? Este é o sentido desta pergunta sobre sua aplicação.

A partir desta pergunta, que deve ser respondida de forma detalhada, você saberá quais as informações, ferramentas, e outras coisas necessárias para começar a criar seu aplicativo. Vamos supor que o objetivo é fazer algo bem simples: um app que joga uma moeda e mostra o resultado. Um simples "cara ou coroa". Lembre-se de que isto é um exercício e nada mais, portanto, não tem por que ser algo complexo. A simplicidade de um projeto assim vai ser muito útil para treinar o raciocínio e entender melhor como um app é criado e disponibilizado. Mas você pode usar sua ideia também, porque não?

Então, já sabemos o que será criado - um app de cara ou coroa. Respondendo à pergunta inicial, e partiremos para um novo passo.

- Que tipo de app você quer desenvolver?
Resposta: jogo de cara ou coroa.
- Que tipo de jogo é classificado um jogo de cara ou cora?
Resposta: um jogo de azar (aleatório), um jogo casual, de regras simples, de fácil compreensão, etc. - quanto mais você responder aqui, melhor é a compreensão do seu app.
- O que é preciso para "jogar" cara ou coroa?
Reposta: uma moeda, dois jogadores, que ambos conheçam a regra, etc.

A partir destas respostas, vamos para o próximo passo: o que eu preciso para criar meu app? Isto será tema de um novo post: O que é preciso para criar seu app (clique aqui). O foco é em quem nunca criou um app (ou até mesmo nunca programou). Se você já sabe programar, tenha paciência, logo vai chegar um post para colocar a mão na massa!

Divulguem este post para pessoas que desejam criar seu app, espero que a partir destas pessoas surjam nova perguntas e temas para mais posts!

Comentários