Como comprar um aplicativo ou app no Android Market?

Se você nunca comprou um aplicativo no Android Market, pode ser por dois motivos principais: ou não sabe como fazer ainda, ou acha os preços muito caro.

O primeiro caso é a dificuldade que a maioria das pessoas possui: como criar uma conta para que você possa comprar os apps diretamente da loja do Google. Não é complicado, o que você precisa é uma conta do Google (se usa Android, já deve ter uma) e um cartão de crédito internacional. Vamos ao passo-a-passo de como criar uma conta no Google Android Market e comprar aplicativos:

Primeiro você deve efetuar o cadastro no Google Checkout (que agora faz parte do Google Wallet), que é o serviço de pagamento da Google. Existem duas opções: efetuar o cadastro do Google Checkout diretamente do celular ou inserir suas informações na página do Google, quando estiver logado.

No celular, é mais simples, pois você pode chegar à parte de efetuar o cadastro no Google Checkout através do Android Market, assim que escolher um aplicativo pago pela primeira vez. Você encontra o app que deseja comprar, e clique em comprar. O preço é apresentado na moeda corrente do usuário (reais, por exemplo), mas para pagar, é mostrado na moeda nativa do desenvolvedor (por exemplo, U$ 0.99 para americanos). A partir deste passo, você informará os dados do cartão de crédito, como bandeira, número do cartão, código de segurança, data de vencimento, nome do titular, país, endereço de cobrança, etc. Após efetuar o cadastro, você clica no botão "comprar agora" e pronto. Basta aguardar o download do app comprado no Android Market.



No navegador, vá para o endereço da carteira virtual do Google - https://checkout.google.com/, informe seu login e senha (sua conta do GMail, por exemplo) e preencha com suas informações. Eu particularmente acho mais fácil utilizar o navagador no notebook ou computador, pois o teclado ajuda bastante.

Você pode cadastrar mais de um cartão de crédito, caso queira e tenha, mas recomendo utilizar um: fica mais fácil para lembrar a data e escolhê-lo quando comprar um app no Android Market.

Existe a possibilidade ainda de devolução: vai que o app que você comprou não funciona bem no seu celular, e aí você se pergunta: e agora? Você pode solicitar a devolução do dinheiro, a partir do Android Market, onde você verificar o app que comprou. Existe um botão, "desinstalar e reembolsar". Basta selecioná-lo. Mas você tem apenas 15 minutos para testar o app e solicitar o reembolso, portanto, assim que baixar algum app do Android Market, teste-o.

Para o segundo caso, existe uma boa chance de você comprar agora: o Google para comemorar os 10 bilhões de apps baixados, vai lançar diariamente (não sabemos até quando) alguns apps com o preço de 10 centavos de dólar (mais ou menos R$ 0,18). Se você ainda achar o preço caro, o melhor é procurar por aplicativos grátis mesmo. Mas, uma dica: os melhores apps costumam se pagos, e não é nenhuma fortuna. A maioria que comprei são apps em torno de US$ 0,99, seguindo o método da Apple Store. Quase sempre, existe um app gratuito, mas se também possui uma versão paga, olhe com carinho, pois pode ser que a vantagem seja melhor.



Para verificar os aplicativos que estão na promoção do dia, acesse este endereço:
https://market.android.com/details?id=apps_timed_promotion

Veja também estes posts:

Comentários