Utilizando o Android Market pela primeira vez

Agora que você tem seu celular, a primeira coisa legal a se fazer é conhecer os aplicativos nativos. A maioria dos aparelhos com Android vem com vários aplicativos pré instalados, e muitos deles são da própria Google, como o Mapas, Latitute, Locais, e Youtube. Além dos aplicativos instalados, você pode instalar mais, utilizando um dos aplicativos pré instalados: o Android Market.

O Android Market é um tipo de loja virtual, onde você pode baixar aplicativos grátis e pagos, de acordo com seu gosto e necessidade. Que tal começar a usá-lo para testar?

Primeiro, você precisará usar sua conexão de internet (seja com o seu plano de dados, ou de preferência, com uma conexão wi-fi). Clique no ícone do Android Market para verificar os aplicativos disponíveis. Se estiver com uma conexão, vai ver uma página onde é possível efetuar uma busca, ou filtar os programas por "Aplicativos", "Jogos", e "Meus aplicativos", além de apps em destaque. Esta é uma boa hora para verificar seus aplicativos instalados.

Clique no ícone "Meu aplic". Neste momento, o Android vai listar os aplicativos instalados no seu celular. Além disto, no começo da lista, existe o botão "Atualizar tudo". Esta é a oportunidade de você verificar e baixar automaticamente as atualizações do seu software. Clique nele. Automaticamente, será feita uma verificação dos softeares que precisam ser atualizados, e iniciado o download automático.

Esta é uma oportunidade de encontrar também algum aplicativo que você gostaria de baixar. Um que recomendo para este momento, é o Compass, que é uma bússola. Vai servir para além de orientá-lo, experimentar como baixar um programa. Clique no ícone da lupa para fazer uma busca (ele está no canto superior direito). Agora, basta digitar a palavra "compass" e clicar novamente na lupa. Aparecerá uma lista de "bússolas" para instalação. Recomendo a Compass da Catch.com. Além de grátis, é a mais baixada e simples de usar. Para baixá-la, basta clicar no ícone. Você irá para uma página com uma breve descrição do aplicativo. Pode rolar a página para ver mais informações complementares, comentários de usuários, printscreens da aplicação, etc. Clique no botão "Grátis". Neste momento, é mostrado os acessos que o aplicativo utiliza. Por exemplo, utiliza "Seu local", "Ferramentas do Sistema" e "Comunicação de rede". Em cada tópico destes, é apresentada uma lista especificando o que será utilizado. Clique no botão "OK" para completar a instalação.

Você pode acompanhar no topo da tela o status da aplicação. Assim que terminar de instalar, você verá que na lista de aplicativos, o Compass estará assinalado como "Instalado". Pronto, agora, basta utilizar sua bússola. Vá para o menu principal e testar sua bússola.

Baixe quantos aplicativos quiser, mas lembre-se que alguns deles são pagos, então tome cuidado.

Comentários